Conheça os Termos Ligados ao Mundo do Web Design

Por: Mauricio Araújo
Web Designer

Ao conversar com um Web Designer ou outro profissional de tecnologia, você certamente se deparou com termos totalmente insanos… Palavras que somente os geeks profissionais são capazes de entender. Mas, entendê-las não é uma tarefa tão complicada quanto parece e, para provar isso, preparamos um pequeno guia com os principais termos que todo proprietário de site precisa saber.

Termos

Servidor

Servidor é o computador onde o seu site está hospedado. Os servidores web são máquinas montadas exclusivamente para hospedar e executar sites, armazenando, processando e entregando as páginas aos usuários em todo o mundo. Quanto mais poderoso for o servidor, maior o poder de processamento. As empresas de hosting costumam comercializar planos com diferentes faixas de preço. Os planos mais populares oferecem hospedagem em servidores compartilhados (máquinas onde estão hospedados vários sites além do seu). Para a maioria dos clientes, servidores compartilhados são o suficiente, mas se o seu site possui uma grande quantidade de acessos simultâneos, é recomendável a hospedagem em servidores semidedicados ou dedicados.

Hosting

É a empresa responsável pela hospedagem do seu site. O provedor de hospedagem, como também é chamado, possui servidores que fornecem espaço e conectividade para que qualquer pessoa conectada à rede possa acessar a sua página. Ao contratar um plano de hospedagem você também tem a possibilidade de criar contas de e-mail @seudominio.com.br. A MVA Web recomenda a Hostinger, pela qualidade do atendimento ao cliente e pelo excelente custo x benefício que oferece em seus planos.

Domínio

É o endereço do seu site (exemplo: mvaweb.com.br). Um sistema internacional de nomes criado para garantir que todos os dispositivos conectados à Internet possam ser facilmente lembrados pelos usuários. Os domínios servem como máscaras para os IPs, tornando mais fácil a vida dos usuários. Ao registrar um domínio na Internet (e pagar as taxas de registro e manutenção), você garante o direito de uso, devendo renová-lo a cada ano.

IP

O IP é uma espécie de CPF do servidor que hospeda o seu site. Um código de identificação único, utilizado pelos demais servidores web em todo o mundo para que possam conectar o seu site sempre que alguém digitar o domínio do seu site no navegador.

URL

É o endereço de acesso do seu site, composto pelo domínio precedido pelo protocolo de transferência de hipertexto (http para conexões inseguras ou https para conexões criptografadas por certificados de segurança).

HTML

Abreviação do termo Hyper Text Markup Language. É o esqueleto de toda página web. Uma linguagem de marcação que traz um conjunto de tags e atributos que informam ao navegador o conteúdo a ser exibido. É de extrema utilidade ter conhecimentos básicos de HTML se você for realizar alterações diretamente no código das páginas.

CSS

Abreviação do termo Cascading Style Sheets. Se o HTML é o esqueleto do site, o CSS é a pele. É no arquivo CSS que estão definidos todos os detalhes da aparência do site. Enquanto o HTML diz ao navegador o que se passa na página, o CSS informa ao navegador como cada elemento deve ser apresentado (cor, forma, posição, etc).

Front-End

É o site acessado pelo público. A parte da Web com a qual os seus visitantes interagem. Um desenvolvedor front-end utiliza HTML e CSS, somadas a linguagens como JavaScript e PHP para criar o que você vê no seu navegador.

Back-End

É basicamente tudo o que o usuário não pode ver no front-end. O desenvolvimento de back-end é essencial para qualquer site dinâmico que inclua recursos que precisam ser alterados frequentemente e atualizados regularmente, por exemplo. blogs, sites de notícias e sites agregados. O back-end consiste em bancos de dados e servidores – tudo relacionado à segurança, estrutura e a maneira como o conteúdo é organizado.

CMS

Abreviação de Content Management System. É um sistema de programação que permite o gerenciamento de conteúdo de um site ou plataforma. Os sites de internet geralmente são produzidos com sistemas que permitem ao usuário criar, modificar ou excluir conteúdos sem necessidade de conhecimento técnico de HTML. Entre os CMS mais famosos, destacam-se o Joomla, Magento e o mais popular, o WordPress, pela sua facilidade de uso, suas atualizações constantes e a compatibilidade com uma infinidade de plug-ins que garantem as melhores experiências.

Web Designer

Também conhecido como Web Developer, o Web Designer é o profissional especializado na criação de sites, com conhecimento técnico de todas as partes que envolvem a criação e hospedagem de páginas. Um desenvolvedor web que tenha o conhecimento necessário para executar um projeto e executá-lo desde a concepção até a conclusão também pode ser chamado de desenvolvedor de full stack, por estar habilitado para atuar em todas as etapas do processo.

A MVA Web é especialista na criação de sites em WordPress. Solicite uma cotação agora mesmo e garanta um site profissional para a sua empresa!

Vamos Conversar?