Afinal, o que é o tal Certificado SSL?

Sabe aquele cadeado que aparece ao lado do endereço de alguns sites em navegadores como o Chrome, Edge e Firefox? Ele é mais importante do que você imagina!

A exibição dele atesta que o site é seguro com SSL (Secure Socket Layer), um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvido em 1994 pela Netscape.

Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e o computador do visitante do seu site, garantindo que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.

Até um tempo atrás, esta era uma preocupação que basicamente os bancos e as lojas virtuais tinham, mas hoje é fundamental que todos os sites o tenham instalado. Depois de uma atualização em julho de 2018, o Google Chrome passou a mostrar um aviso quando o site que você está acessando não é seguro. Esse alerta notifica o usuário quanto aos sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS.

Da mesma forma que fez com os sites que não possuíam versão mobile, o Google passou a reduzir a relevância das buscas para os sites que não possuem um certificado SSL instalado, sendo assim, é fundamental estar dentro dos padrões.

Por que instalar o SSL no meu site?

  • Garantir vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável e legítimo;
  • Evitar que o navegador exiba uma mensagem dizendo que seu site não possui uma conexão segura, o que pode afastar alguns clientes;
  • Oferecer garantia para os consumidores dos seus produtos ou serviços que os seus dados não serão adulterados ou forjados;
  • Atender às exigências do Google, que passou a priorizar em seus resultados de buscas os sites que possuem http seguro.

Quanto custa?

Cada provedor de hospedagem comercializa o SSL de uma forma, pois há diversos níveis de segurança entre os certificados. Vale ficar de olho nas promoções milagrosas, pois a “pegadinha” é uma prática bastante comum entre as empresas de web hosting, que oferecem descontos aparentemente imperdíveis no primeiro ano mas, em médio prazo, acabam trazendo dor de cabeça para o cliente.

Tem mais alguma dúvida sobre os certificados SSL? Entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar a escolher a melhor opção na hora de contratar serviços de domínio e hospedagem.