5 bancos de imagens gratuitos para ilustrar os artigos do seu blog

Por: Mauricio Araújo
Web Designer

Quantas vezes você escreveu um artigo no blog do seu site e depois quebrou a cabeça para encontrar uma boa imagem para ilustrá-lo? E, pior ainda: quando você encontrou uma imagem excelente no Google, mas ficou com receio de colocá-la em seu site por não saber a origem e temer infringir os direitos autorais?

Muitos clientes nos perguntam qual a melhor solução para este problema, e a nossa resposta é sempre a mesma: várias. Existem diversos bancos de imagens disponíveis na internet. Muitos deles são pagos, mas é crescente o número de serviços gratuitos, com ótimas opções de imagens, ilustrações e até takes em vídeo para download.

Bancos De Imagens

Bancos de Imagens Pagos

Dentre os bancos de imagens pagos, os serviços mais tradicionais são voltados a médias e grandes agências, como Getty Images e Shutterstock, com mais de 320 milhões de imagens em seu acervo. Para baixar as imagens, é necessário contratar um pacote mensal ou anual, mas os principais planos são destinados à compra de 50 a até 750 fotos por mês.

Mas, há também opções mais em conta, como o 123RF, Dreamstime e o Deposit Photos, que contam com acervos semelhantes aos dos bancos profissionais, mas oferecem pacotes mensais ou sob demanda para download de quantidades menores de imagens (no Deposit Photos é possível baixar 10 imagens em altíssima resolução pagando U$ 10).

Bancos de Imagens Gratuitos

Apesar de não contarem com tanta variedade de fotos quanto os bancos pagos, os bancos gratuitos são uma excelente opção para o dia-a-dia, afinal, comprar imagens para ilustrar todos os artigos do seu blog soaria um tanto dispendioso (e desnecessário).

No geral, as fotos disponibilizadas pelos bancos gratuitos podem ser utilizadas livremente, e você será apenas incentivado a dar os devidos créditos aos autores das fotos que utilizar.

Confira, a seguir, alguns dos maiores bancos de imagens gratuitos:

Freeimages

Banco Free Images

Com mais de 380.000 fotos gratuitas para uso pessoal e comercial, o Freeimages oferece imagens em diferentes resoluções (não somente em alta definição). A plataforma é bem simples de ser usada, está disponível em português e não requer nenhum cadastro prévio. Mas, assim como em outros bancos gratuitos, vale ficar de olho em uma “pegadinha”. As primeiras e as últimas imagens exibidas nos resultados são provenientes de bancos pagos parceiros, como o iStock e o clique leva até o site do serviço para a compra. Sendo assim, desconsidere as imagens contidas na marcação pontilhada “imagens relacionadas” (nas fotos que ilustram este post, destacamos estes blocos em vermelho).

Pixabay

Banco Pixabay

Outra opção interessante para o download de recursos visuais, o Pixabay oferece, além de fotos e ilustrações, a o download de takes de vídeos gratuitos. O site também conta com uma versão em português e, assim como o Freeimages, exibe fotos de parceiros nos resultados, mas é fácil ignorá-los porque os resultados gratuitos aparecem em tamanho maior na tela.

Pexels

Banco Pexels

Com visual incrivelmente limpo, o Pexels é outro serviço que se destaca pela alta qualidade de fotos e vídeos para download. Para cada busca realizada, o site mostra botões arredondados com assuntos relacionados, facilitando o refinamento da pesquisa.

Unsplash

Banco Unsplash

Um dos bancos de imagens gratuitas mais tradicionais, criado em 2013, o Unsplash conta com quase 1 milhão de imagens em altíssima qualidade disponíveis para download. Assim como o Pexels, o site traz um visual limpo e bem prático de ser utilizado.

Freepik

Banco Freepik

O Freepik possui uma vasta gama de fotos, vetores, mock-ups e icones para download, mas o serviço oferece tanto recursos gratuitos quanto pagos, comercializados internamente. Ao começar a navegar pela plataforma, recomendamos que você refine a sua busca, clicando no menu ao lado do campo de pesquisa (conforme mostrado no exemplo) e marcando a opção “Free”. Desta forma, ele não te apresentará imagens pagas mescladas com as gratuitas.

Antes de enviar a foto para o seu site…

Agora que você encontrou a foto que tanto queria para ilustrar o seu artigo, deverá prestar bastante atenção a um detalhe antes de enviá-la para o seu site. Os serviços que apresentamos neste post oferecem a possibilidade de download de fotos nas mais diferentes resoluções.

Nós sempre recomendamos o envio de imagens com resolução próxima a 1920 x 1080px (preferencialmente na horizontal). Imagens com resolução menor podem perder qualidade se aplicadas em tela cheia, e imagens com resolução maior podem deixar o seu site pesado, o que impactará na velocidade de carregamento.

Para evitar problemas, recomendamos que você compacte as imagens. antes de enviá-las ao seu site. Uma boa opção é o uso do serviço Squoosh, do Google. Neste artigo do Blog MVA Web apresentamos a ferramenta em detalhes. Não deixe de ler!

Vamos Conversar?