Dicas importantes para o envio de imagens ao seu site

Por: Mauricio Araújo
Web Designer

Sabe aquela máxima “uma imagem vale mais que mil palavras?” Pois é… Para o robô do Google, ela também se aplica. Tão importante quanto a coerência e a estrutura do seu texto é a escolha das imagens que irão ilustrá-lo. Tanto em termos visuais (a escolha de imagens atrativas) quanto em termos técnicos (o formato, o tamanho e a compactação do arquivo).

Para o primeiro caso, há atualmente na internet dezenas de bancos de imagens (muitos gratuitos) onde podemos encontrar praticamente todos os tipos de gráficos e fotos para ilustrar nossos textos (em outro artigo do blog MVA Web listamos 5 bancos de imagens gratuitos que recomendamos).

O que pode parecer um detalhe é, na verdade, um dos pontos cruciais para a otimização do seu site para a busca orgânica do Google. Então, aqui vão algumas dicas importantes:

Dimensões das Imagens

Sempre que você envia uma imagem através do painel do WordPress, o sistema cria automaticamente versões desse arquivo em diversos tamanhos: um para utilização em miniaturas (geralmente recortadas pelo sistema no formato quadrado, para que sejam exibidas dessa forma ou em estilo circular), outro em tamanho intermediário (geralmente usado em chamadas de destaque) e outro em tamanho grande (usado quando o usuário clica para maximizar a foto). Por isso, é importante que a imagem original tenha um tamanho e definição superior a todas elas, mas não necessariamente que essas imagens estejam em altíssima resolução. Sempre indicamos que as fotos tenham dimensões mais próximas à resolução padrão Full HD: 1920x1080px.

Também recomendamos a preferência para imagens no formato paisagem (horizontais), pois além de facilitar a geração das demais imagens (incluindo a miniatura), também são melhores para visualização nas telas de computador.

Se for imprescindível ilustrar um artigo com fotos no formato retrato (verticais), recomendamos que elas sejam alinhadas à esquerda ou direita do texto e reduzidas a 25% ou 50% da largura. Ou, que sejam exibidas em galerias, com 2 ou mais fotos lado a lado, formando uma composição horizontal, conforme o exemplo abaixo:

Ponto Focal

Independente de a imagem enviada estar na vertical ou na horizontal, é importante que o ponto focal esteja no centro. Como o WordPress cria uma versão miniatura quadrada de todas as imagens, isso garantirá que, mesmo nessa versão, a imagem fará sentido.

Nomenclatura dos Arquivos

É altamente recomendado que se evite o uso de acentos e caracteres especiais no nome do arquivo da imagem (e isso vale também para vídeos e arquivos PDF que você venha a disponibilizar em seu site). Isso porque marcações como acento grave, acento agudo, til e cedilha não são universais. Dependendo da configuração do servidor de hospedagem, arquivos nomeados com esses caracteres podem não ser reconhecidos, impedindo a exibição da imagem ou até mesmo gerando erros internos no sistema.

Texto Alternativo (Alt Text)

Acostume-se a utilizar este recurso. Sempre que você envia uma imagem para o seu site, ao acessá-la na Biblioteca de Mídia do WordPress você encontra campos para informações adicionais. Um deles é o “Texto Alternativo”. Trata-se de um espaço para legendas internas, utilizado pelo Google para facilitar o rastreamento nas buscas orgânicas.

Em todos os sites produzidos pela MVA Web, o Texto Alternativo é exibido quando o visitante clica em uma foto para expandi-la. Uma forma de complementar a exibição da foto.

Formato dos Arquivos

Recomendamos fortemente o envio de imagens no formato JPG, que é o que possui melhor qualidade de compressão. Mas, o simples fato de estar em JPG não significa que o arquivo esteja pequeno. É necessária uma boa compactação para que ele tenha o equilíbrio peso x qualidade.

Compactação das Fotos

Por último, mas nem de longe menos importante, a compactação das imagens. Não é necessariamente porque uma foto é pequena ou grande, ou porque ela está no formato JPG, que ela será mais ou menos pesada. Quanto mais informações a foto contiver (cores, traços, detalhes, etc.), maior será o peso do arquivo. Utilizar um compactador de imagem é fundamental para garantirmos a máxima leveza dos arquivos. Por isso, indicamos o uso da ferramenta Squoosh, um compactador online de fotos desenvolvido pelo Google. Clicando neste link você tem acesso a um artigo que escrevemos exclusivamente sobre esta ferramenta.

Tem alguma dúvida sobre a otimização de imagens para web design? Clique Aqui e fale conosco. Estamos prontos para te auxiliar na criação ou atualização do seu site profissional.

Vamos Conversar?