Você sabe como funciona o tão falado leilão de palavras-chaves do Google Ads? Então, aqui vai uma breve explicação sobre a lógica de posicionamento de anúncios e cobrança de cliques do sistema de buscas mais popular do planeta:
Digamos que um visitante vá ao Google e pesquise pelo termo Web Designer Freelancer.
Ele vai ter acesso a inúmeros resultados que correspondem a esta pesquisa. Neste caso, 24 milhões e 800 mil páginas. Entre elas vão ser exibidos tanto os links patrocinados quanto os resultados orgânicos, que são aquelas páginas que o próprio Google seleciona de acordo com a relevância de cada pesquisa.
Os primeiros resultados são geralmente reservados àquelas pessoas que pagam para aparecer, assim como os últimos resultados da página. Isso porque o topo e a base do Google são consideradas áreas nobres, já que os visitantes sempre param alguns milissegundos a mais para ler as informações antes de mudar para a página seguinte.
Como milhares de pessoas anunciam diariamente no Google, por questões físicas, a cada pesquisa o sistema sorteia de um a cinco anunciantes habilitados, para que apareçam no topo ou no rodapé da página.
Imagine uma situação em que tenham sido apresentados 3 anunciantes. No topo da página vai estar o anunciante que está disposto a pagar o maior lance pelo termo “web designer freelancer”. Logo abaixo, vêm os anunciantes dispostos a pagar o segundo e o terceiro maior lance, e assim por diante.
Digamos que o meu anúncio esteja entre esses três, e que eu tenha definido o lance de R$ 2,00 pelo termo “web designer freelancer”. Se um dos meus concorrente estiver disposto a pagar R$ 1,50 por este termo, ele aparecerá abaixo de mim, e se outro concorrente tiver dado o lance de R$ 1,00 pelo termo, ele aparecerá na terceira colocação.
Agora, imagine que o visitante tenha clicado no meu anúncio… Ele será direcionado ao meu site e o Google descontará da minha verba o valor desse clique. Só que o Google não vai me cobrar os R$ 2,00 que eu defini no meu lance, mas sim R$ 1,51 – que é o equivalente a 1 centavo a mais do que o meu concorrente subsequente estava disposto a pagar naquele leilão.
Da mesma forma, se o visitante tivesse clicado nesse meu concorrente, ele pagaria R$ 1,01 – um centavo a mais que o concorrente direto dele. Dessa forma o Google consegue criar um mini leilão cada pesquisa, e evita que a concorrência seja inflacionada por empresas de grande porte.
Vale lembrar que, mesmo que o seu anúncio tenha sido exibido milhares de vezes, você só será cobrado quando ele receber um clique. E, não se preocupe: o Google não te cobrará mais de uma vez por vários cliques que um concorrente mal intencionado venha a dar em seu anúncio. A plataforma identifica que um mesmo IP está clicando múltiplas vezes e contabiliza apenas um clique dentro de um determinado espaço de tempo.
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