Temos um importante alerta aos nossos clientes, amigos e parceiros sobre um golpe que vem sendo aplicado há tempos, mas que se intensificou no último ano.
É comum recebermos, por correio ou e-mail, boletos de prestadores de serviço. Mas, tornou-se comum também o recebimento de boletos falsos que, na correria do dia a dia, acabam sendo pagos por engano. Um desses golpes tem como objetivo confundir os proprietários de sites na internet. Ele é aplicado por empresas fantasmas como BR.Registro e Registro.BS, criadas com o propósito de induzirem ao erro através da similaridade de nome e identidade visual com o Registro.br, o órgão responsável pelo registro e manutenção dos domínios terminados em “.br”.
Os documentos emitidos por essas empresas são, geralmente, falsas ofertas de hospedagem. Os boletos trazem informações falsas de contato, agência, código do cedente e período de renovação do serviço que, por estarem acompanhadas do seu nome e do seu endereço, te levam a pensar que a cobrança se refere a um serviço que você contratou.
Com uma rápida consulta no site do Registro.br é possível saber quem é o proprietário de cada site publicado no Brasil. A ferramenta Whois, bastante utilizada por web designers profissionais, tornou-se uma mão na roda para golpistas conseguirem os dados de contato dos clientes.
É muito importante que você tenha ciência de quais empresas foram contratadas para a prestação dos serviços relacionados ao seu site, assim como as datas de vencimento do domínio (o endereço do seu site) e da hospedagem (o servidor usado para que ele esteja online).
E se a cobrança vier em nome do próprio Registro.br?
Infelizmente, ela também pode ser falsa!
Vale saber que o Registro.br não comercializa planos de hospedagem, portanto, desconfie imediatamente ao receber cobranças por este tipo de serviço, principalmente se forem valores altos. E, mesmo que a cobrança se refira à renovação do domínio, desconfie também! Verifique se o endereço do remetente é confiável. Não basta o nome estar correto, é preciso também que o endereço do e-mail utilizado para o envio seja coerente.
E, além dos golpes envolvendo o Registro.br, há também uma infinidade de boletos falsos de empresas conhecidas, como a Hostinger, HostGator, Locaweb e KingHost, algumas das principais empresas de hospedagem de site atuantes no Brasil.
Mesmo que o seu site esteja hospedado em uma dessas empresas, desconfie sempre ao receber cobranças ou mesmo links para reativação de conta, ainda mais nas mensagens com tom de urgência, que mencionem um “cancelamento iminente”.
O remetente dos golpes pode ser você!
Sim, infelizmente, é isso mesmo que você leu. Se o seu e-mail for hackeado, ele pode ser utilizado como remetente para o disparo de mensagens fraudulentas. Muitos golpistas tentam se apoderar de contas de e-mail reais com o envio de falsas mensagens de verificação de conta ou de caixa postal cheia. O clique no link contido em uma dessas mensagens pode fazer o download de um software malicioso ou te levar a uma falsa página de login, para que você informe os dados de acesso à sua conta.
Mas, o que fazer para evitar tantos golpes?
- Sempre desconfie ao receber mensagens de cobrança.
- Confirme se o nome do remetente é realmente da empresa prestadora do serviço mencionado na mensagem.
- Verifique se o endereço de e-mail do remetente pertence ao mesmo domínio do site oficial da empresa em questão (ex: @registro.br ou @locaweb.com.br).
- Veja se a mensagem está escrita com formatação simplória (em texto puro ou com imagens desalinhadas) e se ela possui erros grosseiros de português.
- Se cobrança for relacionada à renovação do domínio e o endereço do seu site termina em “.br” você pode acessar a ferramenta Whois do Registro.br, informar o endereço do site e verificar a data em que o domínio foi criado. A renovação acontece sempre no mesmo mês da criação.
- Caso a cobrança seja relativa a um domínio “.com”, “.org” ou “.net”, por exemplo, acesse o painel de controle da empresa que você contratou para este serviço. O mesmo vale para a renovação da hospedagem do seu site.
Fique de Olho!
É muito importante que você esteja atento às empresas contratadas e às datas de vencimento dos produtos que contratou, para que não pague por um serviço não solicitado.
A MVA Web sempre realiza o registro de domínios no nome dos seus clientes através do Registro.br, e sempre contrata empresas de hospedagem reconhecidas e confiáveis.
Em caso de dúvidas, entre em contato e obtenha todas as informações sobre os provedores e datas de vencimento dos serviços relacionados ao seu site.
Contrate um Web Designer Profissional
Precisa de ajuda para criar o site dos seus sonhos? Entre em contato agora mesmo e fale com um especialista no assunto! Estamos prontos para criar, atualizar e promover a sua página!