E agora, quando é que o meu site vai aparecer no Google?

Esta é a dúvida que paira sobre a cabeça de todo proprietário de site. E não é para menos… Estar presente na tela do maior serviço de buscas do mundo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa na internet.

Mas, a resposta não é tão simples quanto parece, afinal, o seu site pode aparecer nos buscadores do Google de várias maneiras, e através de diversos serviços que o próprio Google oferece. Neste artigo, apresentaremos os principais.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que a sua empresa apareça em destaque sempre que alguém pesquisar nominalmente por ela ou por empresas semelhantes. O serviço é utilizado tanto pelo sistema de busca do Google quanto pelo Google Maps, e atualmente é também levado em consideração nas consultas através do Google Assistente (aquele clássico “Ok Google!” que você fala quando quer pesquisar no seu celular).

Trata-se de um painel onde são apresentados, além do nome da empresa, um descritivo sobre ela, os horários de funcionamento, informações sobre os serviços que você oferece e as suas principais formas de contato. E, caso a sua empresa possua uma sede física, o endereço dela pode ser usado por sistemas de GPS como o Waze, para a geração de rotas.

Outro recurso interessante do Google Meu Negócio é a criação de posts para a promoção de eventos, produtos e serviços. Mas, é importante frisar que as postagens duram apenas uma semana, o que diferencia esse recurso de uma rede social.

O painel do Google Meu Negócio é usado também para o ranqueamento de empresas. Através dele, os seus clientes podem dar uma nota ou deixar comentários (que podem ser positivos ou negativos) sobre o seu atendimento. Por isso, é muito importante que você tenha pleno controle sobre a ficha da sua empresa. Você pode instalar um aplicativo gratuito, que permite a atualização dos dados da sua ficha e também a interação com os visitantes que deixaram suas avaliações nela.

A MVA Web pode lhe auxiliar na criação do perfil e nas configurações necessárias para que a sua página esteja bem configurada no Google Meu Negócio. Fale conosco e solicite maiores informações sobre este serviço.

Snippets Estruturados

A criação de um site envolve diversos detalhes técnicos que devem ser levados em consideração. É muito importante que o site esteja bem configurado, de acordo com as melhores práticas de SEO. E, quanto mais refinada for esta configuração, maior será a importância que o Google dará na hora de exibir o seu conteúdo.

Um desses “detalhes” é a criação de um sitemap: uma espécie de índice do seu site… Um arquivo XML dinâmico que, basicamente, esclarece aos mecanismos de busca como está montada a estrutura do seu site.

Um sitemap bem configurado, aliado a títulos coerentes, descrição concisa e links canônicos, possibilitarão ao Google exibir não somente uma chamada para sua página principal, mas também, para outros conteúdos presentes nas áreas internas. O Google apresentará uma árvore de links que podem ser interessantes para quem está pesquisando e aumentar as chances de mais visitantes serem levados ao seu site.

Na busca pelo termo MVA Web, nosso site é apresentado com um link para a home, e também com link para o Fale Conosco, para os principais serviços que oferecemos e, de quebra, para os nossos artigos mais populares. O snippet traz, ainda, um link para a exibição de mais conteúdos presentes aqui.

O Google não deixará de rastrear nem de indexar os sites que não possuem sitemap, mas tê-lo configurado possibilitará a criação de estruturas hierárquicas de links conforme este exemplo.

Sim! Você pode tentar montar o seu site sozinho, da mesma forma que pode também consertar o encanamento da sua casa ou trocar a pastilha de freios do seu carro. Mas, se não tiver experiência nessas áreas, o resultado pode ser igualmente desastroso. No tocante à criação e otimização do seu site, a MVA Web tem o know-how que você precisa!

A tão almejada Busca Orgânica

A busca orgânica é aquela que o Google exibe de forma natural, de acordo com o que os algoritmos do sistema de busca julga relevante exibir. Estar entre os primeiros no resultado das buscas é o sonho de 10 entre 10 proprietários de site… Mas esta não é, nem de longe, uma tarefa fácil.

Para garantir que as suas buscas sejam relevantes, o Google estabelece uma rigorosa lista de exigências. O site deve ser leve; ter carregamento rápido; ser responsivo (ou possuir uma versão própria para smartphones e tablets); possuir um certificado SSL devidamente instalado; ter um conteúdo interessante; ter as suas palavras-chaves bem definidas nos seus textos, nos títulos das áreas e no título do site; dentre inúmeras outras exigências.

E, também contam ponto a popularidade do site; o seu tempo de publicação; se ele traz artigos sobre o tema a que se propõe; se esses artigos possuem texto claro; se os textos são ilustrados por imagens e complementados por vídeos…

Nas buscas para Webdesigner no Rio de Janeiro e termos similares, o site da MVA Web aparece, atualmente, em torno da vigésima colocação… E o trabalho continua!

Em suma, quanto mais primoroso for o cuidado com o seu site e quanto maior a atenção que você dedicar a ele, maiores serão as suas chances de aparecer de forma gratuita nas pesquisas. Mas, tenha sempre em mente que você está concorrendo com centenas de outros sites. Por isso, uma alternativa eficaz para ganhar destaque pode ser o…

Google Ads

Por melhor que seja o SEO do seu site, os resultados na busca orgânica são favorecidos para um número limite de palavras-chaves. Se você oferece mais de um produto ou serviço, a concorrência pode ser grande em algum desses segmentos, por isso, vale à pena investir em ações de marketing online.

O Ads é a plataforma de links patrocinados do Google, que permite que você crie anúncios chamativos e defina quais termos (palavras-chaves) deverão ativá-lo. Você pode atribuir valores para essas palavras-chaves. Quanto maior for o seu investimento, mais destaque o seu anúncio terá e, consequentemente, menor será o número de cliques. Por isso, é muito importante que o seu anúncio seja balanceado, de forma que capte o máximo de cliques que for possível dentro da verba alocada.

O Google Ads permite que o seu anúncio apareça entre os primeiros no resultado de busca e, quanto maior a otimização do seu anúncio e dos seus lances, maiores serão as chances que ele apareça entre os primeiros colocados.

Recentemente, publicamos um artigo apresentando as principais funcionalidades do Google Ads. Não deixe de ler e fique à vontade para enviar as suas dúvidas sobre o serviço. Estamos prontos para gerenciar a sua campanha e impulsionar as suas vendas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *